Contate-nos
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
 |

Informações do projeto

Referência da Obra

Aeroporto de Congonhas

Local

São Paulo, São Paulo, BR

Cliente

Infraero

Projetista

Planorcon Estudos e Projetos

Construtor

Construtora OAS

Período da Obra

2007

Galeria

 |
 |
 |
 |

Detalhes do Projeto

Tarefa

O pavimento existente no Aeroporto de Congonhas consistia de placas de 3,50m x 7,0m de Concreto de Cimento Portland (CCP), com 25cm de espessura e barras de transferência de cargas nas juntas, recapeado com Concreto Asfáltico (CA) com espessura de 8,0cm. Em 2008, todas as juntas do pavimento rígido apresentavam-se refletidas na camada asfáltica superficial. Apesar de se poder considerar esta uma consequência natural das movimentações horizontais e de empenamento de caráter térmico das placas de concreto, o problema precisava ser reparado com um novo recapeamento e sem o risco de nova reflexão das trincas existentes.

Solução

No início dos trabalhos de restauração do pavimento foi utilizado o “Crack Activity Meter” para medir as movimentações horizontais e verticais das juntas do pavimento rígido. Este estudo indicou uma baixa movimentação entre as juntas, denotando que a estrutura do pavimento apresentava-se em condição adequada. Em 2007 a pista auxiliar com 1435m foi reabilitada. Nesta intervenção, para inibir a propagação das trincas existentes para a nova camada asfáltica, foi utilizada a HaTelit C, geogrelha flexível de poliéster de alto módulo que possui um nãotecido ultra-leve agregado e revestimento betuminoso de elevada capacidade de aderência.

Benefícios

Por ser um material de poliéster de elevada ductilidade, o HaTelit C não rompe nem se torna quebradiço quando submetido à fadiga (cargas cíclicas de abertura e fechamento das paredes das trincas). O nãotecido agregado à geogrelha e o revestimento betuminoso sem similar no mercado garantem que HaTelit C seja facilmente instalado e apresente elevada capacidade de aderência à emulsão asfáltica lançada no pavimento existente como pintura de ligação convencional. A rapidez de instalação e a simplicidade de execução da solução adotada possibilitaram que a obra fosse mobilizada integralmente nos períodos de parada operacional, sem atrapalhar o funcionamento normal do aeroporto.


Also interesting

Estradas e Pavimentos

Kassau | DE

Leia mais »

Engenharia Ambiental

Manning | US

Leia mais »

Obras de Terra e Fundações

Etrez à Voisines | FR

Leia mais »