Contate-nos
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Publicações Técnicas

Aplicação de “Georeforços” em Obras Viárias

Resumo

Os "GeoReforços", termo este não oficial, são materiais geossintéticos desenvolvidos especificamente para atuarem como reforço e como elemento estrutural em obras geotécnicas e de pavimentação. Em projetos viários, os georeforços apresentam grande potencial de aplicação tanto em obras de infra-estrutura e terraplenagem quanto na própria estrutura do pavimento. Este trabalho objetiva apresentar algumas destas possibilidades de utilização dos geossintéticos de reforço em obras viárias. São apresentadas algumas situações em que a consideração do uso dos georeforços é adequado: estabilidade de aterros e taludes viários, reforço de aterros sobre solos moles, reforço de base de pavimentos, reforço de revestimentos asfálticos. Para cada situação, são discutidos os mecanismos de funcionamento dos georeforços como reforço do solo e/ou elemento estrutural do pavimento, as propriedades e características relevantes destes materiais, tais como resistência e deformabilidade, comportamento de longo prazo, capacidade de ancoragem. Também são apresentados princípios básicos de dimensionamento e especificação dos georeforços na composição da estrutura do pavimento. O trabalho ainda apresenta uma breve discussão a respeito da viabilidade técnica e econômica das soluções destacadas.

Conclusão

É visível a grande potencialidade do uso de geogrelhas em obras rodoviárias. Muitas são as suas possíveis aplicações em cada situação, os benefícios advindos de sua consideração podem ser importantes:

• Redução do impacto ambiental, reduzindo a necessidade de transporte, remoção ou troca de solo, permitindo a utilização de solos locais, evitando a necessidade de construções que agridam o meio, etc.

• Otimização da ocupação dos espaços disponíveis, permitindo a execução de aterros mais íngremes, reduzindo ou evitando a necessidade de construção bermas de equilíbrio ou estruturas de contenção, etc.

• Redução do tempo e da mão-de-obra, consequentemente, do custo de execução da obra.

• Viabilização de trabalhos e implantação de construções em região - de solo mole, por exemplo - onde a princípio não se poderia trabalhar. Diante deste quadro, espera-se que o crescimento do mercado de geogrelhas voltado para a construção viária continue como tem sido notado atualmente. No Brasil, onde se vê grande potencial de projetos e obras rodoviárias, as geogrelhas vêm se constituindo em elementos-chave em muitos casos. E isto se deve, principalmente, à maior disponibilidade de fornecedores do material e de pessoas ligadas à área de geossintéticos, que cada vez mais vêm pesquisando e promovendo as soluções que contemplam o uso de geogrelha como reforço de solos.