Contate-nos
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Publicações Técnicas
Silva, Msc. Eng. A. E. | Alexiew, Dr.-Ing. D.

Colunas Encamisadas com Geotêxtil (GEC) sob aterro de aproximação de pontes e viadutos como sistema de alívio de tensões: conceito, experiência, monitoramento

Resumo

Colunas de areia encamisadas com geossintético (GEC) tem sido frequentemente adotadas na prática da geo-engenharia para melhorar a capacidade de carga, reduzir assentamentos e acelerar o adensamento em solos moles. O presente trabalho sobrepõe estes objetivos mais tradicionais, introduzindo o uso de colunas para reduzir a magnitude dos empuxos horizontais que atuam sobre estruturas adjacentes a aterros em execução. Um programa de monitoramento de um pilar de um viaduto de grande porte em solo mole protegido por um sistema composto por GECs e geogrelhas de reforço é descrito. O desempenho em campo foi monitorado com células de pressão, piezômetros elétricos, inclinômetros e placas de recalque. Os dados coletados foram interpretados a fim de estimar o empuxo horizontal sobre as estacas de fundação no limiar da estrutura construída previamente ao aterro de aproximação.

Conclusão

O presente artigo discute o uso de Colunas de Areia Encamisadas instaladas em solos moles para reduzir a magnitude dos empuxos horizontais que atuam sobre uma estrutura de viaduto, adjacente a um aterro de 8m construído posteriormente ao viaduto. A solução adotada foi amplamente monitorada com células de pressão, piezômetros elétricos, inclinômetros e placas de recalque, a fim de avaliar o mecanismo de transferência de carga que ocorrem na camada de argila mole. Colunas de areia provaram ser úteis em fornecer drenagem para reduzir o potencial de aumento do excesso de pressões de poros na camada de argila, para reduzir a magnitude dos recalques e na redução da pressão da terra horizontal máxima agindo sobre as estruturas adjacentes aos aterros durante sua execução.