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Brasil
Publicações Técnicas

Avaliação da Aderência de Geogrelhas entre Camadas Asfálticas

Resumo

A estrutura de um pavimento está constituída por camadas de diferentes materiais. A resistência e rigidez global da mesma não dependem unicamente da resistência e da rigidez individuais de cada camada, também depende da aderência entre elas. Se a aderência na interface é inadequada tensões e deformações podem ser incrementadas por efeito das cargas do tráfego e consequentemente reduzir a vida de serviço da estrutura do pavimento. Problemas, como fadiga prematura, trincamento de cima para abaixo na camada do revestimento asfáltico, podem ser atribuídos à insuficiente aderência entre as camadas. A utilização de capas asfálticas intermediaria especiais, geossintéticos e misturas asfálticas modificadas por polímeros, são utilizados com a finalidade de aumentar a vida de serviço do pavimento mesmo envolvendo custos maiores e os benefícios esperados podem ser perdidos por causa de taxas de pinturas de ligação inadequadas. A pintura de ligação entre as camadas é um pequeno detalhe em termos do custo global do pavimento. Neste contexto, este trabalho mostra os resultados de Ensaios de Cisalhamento Direto em corpos de prova moldados em laboratório com e sem geogrelha. A pesquisa ressalta que para o caso de usar camadas intermediárias de reforço com geogrelha é muito importante à escolha apropriada da taxa da pintura de ligação, assim como os processos construtivos, a fim de minimizar efeitos negativos devido à má aderência. O princípio do ensaio consiste em aplicar uma força cisalhante de forma que gere um deslocamento cisalhante na interface das camadas asfálticas. Os diâmetros dos corpos de prova, abertura de malha, presença de não tecido aderido ou não aderido na geogrelha, taxa de impregnação e outros parâmetros são discutidos. Um modelo matemático para o cálculo do incremento da área em superfícies fresadas é apresentado.

Conclusão

·       

A aderência entre camadas asfálticas tem uma

função muito importante no desempenho da estrutura do pavimento, podendo surgir

trincamentos prematuros devido ao incremento da tensão cisalhante na interface

com deficiência de aderência. Mais pesquisas devem ser desenvolvidas no sentido

de estimar as forças horizontais na interface.

 

·       

A presença de Geogrelhas nas interfaces

asfálticas provoca redução da aderência, quanto mais fechada seja a abertura da

malha maior será a perda de aderência.

 

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Para o caso de geogrelhas ou geocompostos de

maiores gramaturas recomendam-se efetuar a pintura de ligação em ambas as faces

do geossintético podendo ser 60% na parte inferior e 40% na parte superior.

 

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Em superfícies asfálticas fresadas um

incremento na taxa da pintura de ligação tem que ser considerado, por causa do

incremento da área e da ruporosidade.