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Aterro sobra solos moles

Project information

Project name

Pátio de matérias-primas da CSA

Location

Rio de Janeiro, BR

Principal

CSA / ThyssenKrupp

Design

SMP (Alemanha)

Contractor

CSA

Construction time

2008 - 2010

Project details

Project description and challenge

O perfil geotécnico da área de implantação dos pátios apresentava solos moles com capacidade de carga muito baixa com espessuras de até 20m e nível d’água na superfície. Além disso, as condições de estabilidade local e global calculadas para as pilhas de estocagem e os trilhos de movimentação eram insuficientes e os recalques e deslocamentos horizontais estavam muito além dos limites aceitáveis para a operação dos pátios. Para a implantação da infra-estrutura de operação dos pátios de matérias-primas da siderúrgica, era necessário, portanto, desenvolver-se um projeto que garantisse as condições de estabilidade local e global das pilhas, minimizasse recalques totais e diferenciais e, principalmente, limitasse os deslocamentos horizontais sobre a fundação dos aterros dos trilhos de operação das recuperadoras (runways) devido ao empuxo gerado pelas pilhas de minério, carvão e coque.

Solution

A fundação dos aterros de base para as runways foi concebida com colunas granulares encamisadas (Ringtrac), que garantiriam que os recalques observados estivessem sempre dentro dos limites operacionais. Sobre as colunas, na base de aterro, foram utilizados reforços horizontais combinados por uma camada geotêxtil tecido Robutec por toda a extensão, tanto das runways quanto das pilhas de estocagem, alinhando ao eixo Norte-Sul e uma camada de geogrelha de PVA, paralela ao eixo Leste-Oeste, separadas por uma camada de areia compactada com 15cm de espessura. Para que o projeto fosse executado buscando a máxima otimização possível de custos, foram executadas também colunas granulares revestidas por geossintético tubulares de reforço conforme a necessidade de cada área a ser tratada.

Benefits

O projeto de fundação das bases dos trilhos de operação das recuperadoras garantiu as condições necessárias para sua operação. A solução combinada do reforço tubular de colunas granulares com geogrelhas de PVA, de até 1600 kN/m de resistência nominal, garantiu a estabilidade local e global, bem como recalques limitados aos níveis aceitáveis para a adequada operação. A robustez das colunas Ringtrac apontava esta como uma solução mais adequada à fundação das runways que estacas de concreto, por sua fragilidade e risco de cisalhamento ante os empuxos horizontais excessivos gerados pelo elevado peso das pilhas. Sob o aspecto construtivo as colunas Ringtrac apresentavam elevada produtividade e garantiram celeridade ao cronograma da obra e, em função do encamisamento geossintético, foi possível controlar o consumo de material granular utilizado na sua execução.