Icon EnvelopeFacebook iconIcon LinkedInIcon Youtube

Duplicação da BR-101

Project information

Project name

Muro de Contenção

Location

Rio Grande do Sul, BR

Principal

DNIT – Departamento Nacional de
Infra-estrutura de Transportes Terrestres

Design

Brugger Engenharia

Contractor

Construtora Queiróz Galvão

Construction time

2006-2009

Project details

Project description and challenge

No contexto das obras de duplicação e revitalização da BR 101 no trecho do estado do Rio Grande do Sul, estava prevista a implantação de diversas obras de arte especiais, pontes, viadutos e passagens em desnível. O objetivo era promover a travessia rápida e segura da rodovia por importantes municípios na região.

Solution

Todas as estruturas de contenção requeridas para implantação dos viadutos foram executadas em Muro Terrae, com distintas geometrias e condições construtivas, sempre utilizando geogrelhas como elemento de reforço e estruturação dos maciços. Foram executados muros em ala de viadutos e galerias, de fechamento frontal, de montante, em pé de talude, em greide, de encabeçamento, entre outros.

Benefits

O Muro Terrae foi escolhido como o sistema de contenção por razões como a boa estética, adequada ao ambiente urbano dos trechos de ocorrência das obras de arte previstas, a possibilidade de se executar em áreas de trabalho exíguas, não perturbando o tráfego contínuo e a elevada produtividade na execução, que adequa-se ao apertado cronograma de execução das obras.