Icon EnvelopeFacebook iconIcon LinkedInIcon Youtube

Terminal Portuário Embraport

Project information

Project name

Terminal Portuário Embraport

Location

Santos, BR

Principal

Embraport

Design

Mecasolo; AHTeixeira

Contractor

Odebrecht

Construction time

2009 - 2012

Project details

Project description and challenge

O terreno da área de implantação do Terminal Embraport apresenta características geotécnicas típicas dos conhecidos solos moles da baixada santista, contemplando até 40m de espessura de argila de elevada compressibilidade e de baixa resistência. A partir disso, foi necessária uma solução de estabilização dos aterros.

Solution

A solução de estabilização dos aterros constituiu-se essencialmente do reforço de base com geogrelhas e bermas na periferia dos aterros, em uma área total superior a 600.000m². Geogrelhas de diversas resistências foram especificadas. Além disso, geotêxteis de polipropileno também foram previstos para cumprirem duas funções: estabilização e reforço construtivo dos aterros e contenção das bordas do aterro, executado hidraulicamente até a cota de nível d’água. No total foram utilizados na obra 650.000m² de geotêxteis e mais de 1.000.000m² de geogrelha.

Benefits

A utilização do geotêxtil como reforço construtivo do aterro de conquista de toda a área construída permitiu grande agilidade às obras de terraplanagem. O controle de volumes de solo de aterro foi plenamente controlado e houve grande ganho na mobilidade dos equipamentos envolvidos nos serviços iniciais. Além disso, as geogrelhas foram utilizadas de maneira a evitar trabalhos de corte de painéis na obra e desperdícios de material.