Contate-nos
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil

Novos Rumos

HUESKER anuncia mudanças na diretoria

Flávio Montez despede-se da HUESKER Brasil para assumir a HUESKER Estados Unidos;

Com 20 anos recém-completados, a HUESKER Brasil prepara-se para uma nova fase neste ano: a mudança da diretoria-executiva da empresa. Quem acompanha a história da subsidiária sul-americana do Grupo HUESKER sabe que seu nascimento aconteceu de forma modesta, pelas mãos do atual diretor, o engenheiro Flávio Montez. “A HUESKER Brasil começou como um grande desafio. Após minha primeira ida à matriz, na Alemanha, comprei uma máquina de fax e coloquei ao lado da minha cama. Esse foi o início da empresa aqui no país. Com o passar dos anos, a HUESKER cresceu e, em 2016, inauguramos a sede atual”, relembra Montez.

Ainda lá no início das atividades da HUESKER no Brasil, em meados de 1998, o futuro diretor da empresa, André Estêvão Silva, dava seus primeiros passos em sua carreira profissional. “Minha vida profissional teve o seu início e foi toda construída na HUESKER. Entrei como estagiário, quando a HUESKER ainda iniciava suas atividades no Brasil, e fui efetivado em janeiro de 1999”, conta André que, entre suas funções dentro da empresa, atuou como engenheiro de vendas, gerente comercial, diretor de desenvolvimento de mercado e diretor comercial América do Sul.

Em abril, Flávio e André irão trilhar novos caminhos. Flávio despede-se do Brasil para assumir a direção da HUESKER norte-americana, que tem sede em Charlotte, na Carolina do Norte, e uma planta de produção na cidade de Shelby, totalmente remodelada e ampliada em 2017; e André irá ocupar a diretoria-executiva no Brasil. “Os Estados Unidos são o maior mercado de geossintéticos do mundo e a HUESKER norte-americana é a principal subsidiária do grupo. Agradeço a confiança dos diretores e acionistas que me delegaram essa enorme responsabilidade”, diz Montez.

Por fazer parte da história da HUESKER Brasil desde o seu início, sendo o terceiro colaborador da empresa, que hoje conta com mais de 20 funcionários, André destaca que, ao receber o convite para esse novo desafio, seu principal sentimento foi o de confiança. “Ao ser convidado para assumir a nova posição tive a nítida e grata convicção de que o reconhecimento ao meu trabalho nos 20 anos de dedicação à HUESKER garantiram a confiança de que posso fazer um bom papel à frente da empresa.”, afirma.

A HUESKER no Brasil

A história dos dois protagonistas dessa mudança marcante se confunde com a trajetória da HUESKER no Brasil. O grande potencial do mercado brasileiro, que necessitava de investimentos em infraestrutura, aliado a uma engenharia de alto nível técnico capaz de absorver novas tecnologias, foram fatores decisivos para a implantação da empresa no Brasil em 1998.

“A HUESKER foi uma das primeiras empresas fabricantes de geogrelhas a estabelecer uma filial no país. Nosso desempenho sempre foi medido, não somente pelos resultados financeiros, mas principalmente pela satisfação dos nossos clientes. Nesses 20 anos de HUESKER Brasil enfrentamos os altos e baixos da economia brasileira, introduzimos no mercado tecnologias até então desconhecidas, firmamos alianças estratégicas e trabalhamos intensamente para construir uma empresa munida do espirito de servir”, recorda Montez.

Ao longo desses anos, a HUESKER contribuiu para o crescimento da engenharia brasileira e consolidou-se como uma das principais referências em geossintéticos no Brasil e em países da América do Sul. Entre suas obras de destaque estão a interligação Dutra-Carvalho Pinto, em São José dos Campos, primeira com aplicação de colunas Ringtrac para melhoramento de solos realizada no país; as obras de muros em solo reforçados em mineradoras nas cidades de Itabirito e Nova Lima, em Minas Gerais; a fundação dos pátios de estocagem da CSA, no Rio de Janeiro; o muro de contenção da praça de pedágio da Rodovia dos Tamoios, mais alto em solo reforçado com blocos segmentais construído no Brasil, com 25 metros de altura; e a primeira obra com geogrelhas Fortrac comercializadas pela HUESKER Brasil, ainda em 1998, ano de sua inauguração, no aterro estaqueado de um trecho de solo mole da Ferronorte, no Mato Grosso do Sul; entre outras obras relevantes com o uso de geossintéticos.

“Ao longo de 20 anos de atuação, a nossa subsidiária passou de um pequeno escritório comercial com foco na divulgação de produtos e soluções inovadoras para problemas comuns da geotecnia para uma das principais referências da Engenharia com Geossintéticos aplicada a diversos segmentos no âmbito do continente sul-americano. Esse salto enorme foi conquistado graças à confiança do Grupo HUESKER no potencial do nosso mercado e de nossa equipe e, principalmente, à colaboração de muitas pessoas, colaboradores e parceiros, que sempre se dedicaram aos propósitos da empresa com muita competência e seriedade. Não há dúvida de que podemos nos orgulhar do passado da empresa e, com base no legado que já foi construído, podemos projetar uma empresa ainda maior e com uma atuação significativamente mais ampla a partir de já. Estamos mirando os próximos 20 anos com muitos planos e muita convicção do que podemos realizar”, diz André.

Os novos desafios e a sensação de reconhecimento também carregam, desde já, a saudade e o carinho de ambos pelos anos de convivência e pelas conquistas profissionais. “É uma oportunidade única e todos na empresa saberão tirar o melhor proveito dela para tornar a HUESKER ainda maior e mais forte. Sob a perspectiva pessoal, estou duplamente feliz com esse movimento que estamos experimentando neste momento. Ao mesmo tempo em que me vejo assumindo um gratificante e motivante desafio profissional, vejo meu amigo e parceiro Flávio seguir também uma trajetória de reconhecimento merecido por tudo o que fez até aqui pela empresa. Desejo ao Flávio toda a sorte neste seu novo projeto, tenho grandes expectativas sobre o que ele fará por lá”, conclui André.

“Costumo dizer que a minha maior realização em todos esses anos à frente da HUESKER Brasil foi a construção de uma equipe extremamente competente e comprometida, incluindo parceiros comerciais e fornecedores. Despeço-me de todos com um enorme sentimento de orgulho por todo o trabalho realizado, de agradecimento por tudo que aprendi com cada uma das pessoas com as quais me relacionei e de tranquilidade, pois tenho a certeza de que o André e sua equipe irão conduzir a empresa a patamares de excelência cada vez mais elevados”, finaliza Montez.