Construção do Aterro para a Barragem de Rejeitos

Desafio

Devido às exigências ambientais relacionadas à eliminação de rejeitos, exige-se que as barragens de rejeitos sejam revestidas com geomembranas. A cobertura da barragem de rejeitos aumenta organicamente ao longo da vida da mina, e da mesma forma, aumentam os riscos e impactos ambientais associados. A construção e preparação de barragens de rejeitos são atividades custosas e demoradas.

Solução
 

A tecnologia de dessecagem do SoilTain®, em conjunto com nossas soluções de reforço, ajuda a reduzir a área de cobertura necessária para as barragens de rejeitos, que resulta em uma menor necessidade de investimento de capital. A construção de aterros e diques com tubos de dessecagem SoilTain permite uma elevação gradativa das barragens de rejeitos, contribuindo positivamente para a sustentabilidade ambiental e econômica das operações de mineração.

Sua vantagem

  • A redução da área de cobertura da barragem de rejeitos.

  • A construção de aterros estável em instalações revestidas com geomembranas.

  • Os taludes podem ser elevados gradativamente para acompanhar uma taxa de elevação segura.

  • A utilização de rejeitos para preenchimento na construção de aterros.

  • Melhoria das características mecânicas dos rejeitos através de encapsulamento e confinamento.

  • Emissão de carbono reduzida.

Aumento da Capacidade da Barragem de Rejeitos

Desafio

Quando as barragens de rejeitos alcançam sua capacidade máxima, a solução comum é a construção de uma nova unidade para o armazenamento de rejeitos. Esta decisão cria novos riscos ambientais, aumenta o desembolso de recursos e cria uma nova necessidade de espaço.

Solução

Nossas soluções sustentáveis para o armazenamento de resíduos proporcionam uma maior utilização do atual espaço de eliminação de resíduos através do aumento da capacidade de armazenagem vertical das barragens de rejeitos já existentes, com a utilização dos tubos SoilTain®, das geogrelha de reforço Fortrac® e das barreiras de argila Tektoseal®.

Sua vantagem

  • Melhor aproveitamento de resíduos para a construção de aterros estáveis.

  • Uso eficiente da cobertura da barragem de rejeitos preexistente.

  • Redução do risco ambiental.

  • Redução do desembolso de recursos e de despesas operacionais.

  • Aumento da sustentabilidade operacional.

Estabilização de Barragens de Rejeitos

Desafio

As barragens convencionais continuam sendo construídas em grandes alturas e com enormes volumes de armazenagem. Junto com isto, o histórico de segurança de barragens convencionais tem melhorado progressivamente ao longo dos últimos 40 anos, a tal ponto que a probabilidade da falha da barragem convencional em um determinado ano é de aproximadamente 1 em 10.000. Infelizmente, esta tendência de segurança ainda não é o caso para barragens de rejeitos em mineração, as quais veem falhando a uma taxa de, pelo menos, dez vezes maior do que a de barragens convencionais.

Solução

As barragens de rejeitos têm, atualmente, um perfil mais elevado dentro da indústria de mineração em comparação com qualquer outro período anterior. A HUESKER estuda cada projeto de barragem de rejeitos de forma individual e oferece uma análise detalhada, o dimensionamento de estabilidade das barragens e a estratégia de fornecimento, através da incorporação de geogrelhas de reforço flexíveis e geotêxteis de qualidade superior. As soluções HUESKER com geossintéticos são capazes de suportar e se adaptar aos ambientes severos em que barragens de rejeitos são muitas vezes construídos.

Sua vantagem

  • Competência para o dimensionamento customizado com geossintéticos.

  • Geogrelhas de reforço e geotêxteis flexíveis, que apresentam o desempenho desejado, até mesmo nas condições mais adversas

  • A HUESKER colabora com os nossos clientes, fornecendo soluções econômicas e sustentáveis.

  • A combinação de um dimensionamento responsável e produtos de alta qualidade reduz o risco de falha

Galeria