Construção do Aterro para a Barragem de Rejeitos
Desafio
Devido às exigências ambientais relacionadas à eliminação de rejeitos, exige-se que as barragens de rejeitos sejam revestidas com geomembranas. A cobertura da barragem de rejeitos aumenta organicamente ao longo da vida da mina, e da mesma forma, aumentam os riscos e impactos ambientais associados. A construção e preparação de barragens de rejeitos são atividades custosas e demoradas.
A tecnologia de dessecagem do SoilTain®, em conjunto com nossas soluções de reforço, ajuda a reduzir a área de cobertura necessária para as barragens de rejeitos, que resulta em uma menor necessidade de investimento de capital. A construção de aterros e diques com tubos de dessecagem SoilTain permite uma elevação gradativa das barragens de rejeitos, contribuindo positivamente para a sustentabilidade ambiental e econômica das operações de mineração.
Sua vantagem
- A redução da área de cobertura da barragem de rejeitos
- A construção de aterros estável em instalações revestidas com geomembranas
- Os taludes podem ser elevados gradativamente para acompanhar uma taxa de elevação segura
- A utilização de rejeitos para preenchimento na construção de aterros
- Melhoria das características mecânicas dos rejeitos através de encapsulamento e confinamento
- Emissão de carbono reduzida
Quando as barragens de rejeitos alcançam sua capacidade máxima, a solução comum é a construção de uma nova unidade para o armazenamento de rejeitos. Esta decisão cria novos riscos ambientais, aumenta o desembolso de recursos e cria uma nova necessidade de espaço.
Nossas soluções sustentáveis para o armazenamento de resíduos proporcionam uma maior utilização do atual espaço de eliminação de resíduos através do aumento da capacidade de armazenagem vertical das barragens de rejeitos já existentes, com a utilização dos tubos SoilTain®, das geogrelha de reforço Fortrac® e das barreiras de argila Tektoseal®.
Sua vantagem
- Melhor aproveitamento de resíduos para a construção de aterros estáveis
- Uso eficiente da cobertura da barragem de rejeitos preexistente
- Redução do risco ambiental
- Redução do desembolso de recursos e de despesas operacionais
- Aumento da sustentabilidade operacional