O que é microplástico?
Atualmente, não existe uma definição oficial e globalmente aceita para microplásticos e há diferenças sutis entre as várias concepções. Nós consideramos que partículas de plástico com tamanho inferior a 5 mm são microplásticos.
Diferenciamos microplásticos primários e secundários com base em sua origem. Microplásticos primários tipo A são menores que 5 mm já durante a fase de produção. Microplásticos primários tipo B são criados durante o uso de peças plásticas maiores. Um exemplo cotidiano disso é a abrasão dos pneus. Os microplásticos secundários resultam da fragmentação ou intemperismo de macroplásticos no meio ambiente, por exemplo, como resultado do descarte descontrolado de resíduos.

Os dez maiores poluidores na Alemanha
Estudo do Fraunhofer Institute identificou os principais emissores de microplásticos.
De acordo com esse estudo de 2018, todos os anos, cerca de 4 kg de microplásticos primários são lançados no meio ambiente por pessoa na Alemanha. O tipo B predomina, com uma participação de 89%. De longe, a maior causa é a abrasão de pneus, principalmente de carros, com um total de 998 g per capita por ano. Na sexta posição, temos os canteiros de obras, nos quais a maior parte vem da abrasão causada por processos de demolição, com 90 g per capita por ano, seguida pelo processamento de plásticos em canteiros de obras (25,4 g per capita por ano). Os geotêxteis não são explicitamente mencionados. O grupo "Abrasão de plásticos usados na agricultura" está em 12º lugar e saiu do top 10. Outras subdivisões desse grupo não foram encontradas no estudo.
Quantidades anuais produzidas por pessoa
Estudo: www.umsicht.fraunhofer.de | Fonte: Frauenhofer UMSICHT 2018, representação própria |

Os têxteis técnicos representam aproximadamente 0,6% da produção anual de plásticos
Ao analisar os emissores de microplásticos, é interessante observar também as quantidades de plástico produzidas. Aproximadamente 360 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo todos os anos. Os têxteis técnicos feitos de fibras de filamentos sintéticos representam 34,5 milhões de toneladas ou 9,6% desse total. A participação desse processado na indústria da construção é muito menor, de 1,4%, incluindo uma grande proporção de têxteis usados na construção civil (75% dos 1,4%). De acordo com nossas próprias estimativas, acreditamos que a participação nos setores de geossintéticos e agricultura é de, no máximo, 0,57%, ou cerca de dois milhões de toneladas. Isso inclui o amplo mercado de têxteis simples para jardinagem e paisagismo. Têxteis tecnicamente sofisticados como os oferecidos pela HUESKER representam, de acordo com nossa estimativa, menos de um milhão de toneladas (0,28%). No entanto, não dispomos de estatísticas neutras e confiáveis sobre esse tema.
Alta segurança com o uso de têxteis técnicos
Nossa contribuição para melhorar a sustentabilidade ambiental.
O risco de emissões de microplásticos de nossos têxteis técnicos é muito baixo e facilmente controlado, pois nossos produtos são desenvolvidos justamente para ter uma longa vida útil. Os microplásticos só podem ser liberados por estresse mecânico, químico ou fotoquímico nas quatro etapas seguintes do ciclo de vida do produto e podem ser reduzidos ao mínimo se os produtos forem usados corretamente.
Gestão de Microplásticos HUESKER
Aqui explicamos o desempenho ambiental dos têxteis técnicos em comparação aos métodos de construção convencionais. Além das vantagens dos produtos, nós nos dedicamos à otimização constante de nossos processos para obter melhores resultados também em termos ecológicos. Embora as emissões de microplásticos de nossos produtos já sejam extremamente baixas, trabalhamos para reduzi-las ao mínimo absoluto. Descubra quais medidas específicas a HUESKER está tomando para ajudar a proteger o meio ambiente.
- Uso eficiente de materiais
- Reciclagem de resíduos
- Evitando embalagens plásticas
- Escolha dos melhores materiais
- Uso de recursos locais
- Redução do uso de aço e concreto
- Recomendações de instalação
- Evitando resíduos
- Descarte de embalagens e resíduos
- Orientações para construtores/projetistas
- Troca de têxteis
- Pesquisa para prevenção
- Recuperação de produtos removidos
- Fornecimento de reciclagem térmica
- Reciclagem
- Produtos duráveis e de alta qualidade
- Fios reciclados
- Matérias-primas biodegradáveis