Icon EnvelopeFacebook iconIcon LinkedInIcon Youtube
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
  • Teoro do Carmo, C.
  • D’Ávilla, C.A.

Pavimento Delgado Reforçado com Geogrelha, Solução para Vias Urbanas

Abstract

O pavimento é uma estrutura bastante complexa no que diz respeito ao seu dimensionamento e à previsão de seu desempenho futuro, em face de inúmeros fatores intervenientes tais como: tráfego, condições do subleito, clima, condições de drenagem, estrutura, constituição e processos executivos adotados. Atualmente, há uma crescente aplicação de geossintéticos no reforço de bases e sub-bases de pavimentos, por possibilitarem a redução da espessura das camadas ou aumento da vida útil do mesmo. Há também uma redução no tempo de execução da obra, uma melhor compactação da camada reforçada, além de um melhor controle de qualidade de todo o processo, gerando uma boa relação custo-benefício. A inclusão de parâmetros da geogrelha nos métodos de dimensionamento tradicionais permite quantificar o ganho estrutural obtido pelo uso do reforço em condições adversas do leito de assentamento da estrutura. O monitoramento e avaliação de pavimentos reforçados possibilitam o levantamento de informações acerca do comportamento estrutural e conseqüente influência do reforço na estrutura do pavimento. Este artigo apresenta o acompanhamento da execução de um pavimento reforçado com geogrelha e a análise estrutural realizada a partir de resultados de ensaios de Viga Benkelman executados antes da fase executiva e após a passagem de tráfego. Os resultados obtidos demonstram a eficiência da aplicação da geogrelha na redução da estrutura do pavimento e no comportamento da estrutura implantada.

Conclusion

Com base no pavimento estudado verificou-se que a utilização da geogrelha de polipropileno como reforço de base de pavimento é uma excelente solução para locais onde o subleito tenha baixa capacidade de suporte e também em locais onde a estrutura do pavimento tenha de ser delgada devido à interferência urbana, graças ao elevado módulo de rigidez da geogrelha que permite uma considerável redução nas deflexões do pavimento reforçado.

O método utilizado para o dimensionamento da estrutura mostrou-se bastante eficiente, indicando uma estrutura delgada e com excelente coeficiente estrutural. Apesar das deflexões em algumas estacas estarem acima da admissível à solução se enquadra perfeitamente as expectativas do projeto, pois devido às interferências urbanas, conforme pode ser visto na Figura 7, não era possível a execução de camada de base superior à executada com geogrelha.

Verifica-se também (Tabela 4) que a geogrelha de polipropileno promoveu um acréscimo de 2,25 vezes na rigidez do módulo da brita graduada.