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HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Rony nos fala

Como evitamos 202 viagens de caminhão

Nosso cálculo funciona: a comparação entre a construção convencional e a impermeabilização de aterros com geocompostos indica uma surpreendente redução das emissões de CO2 e da poluição causada pela abrasão de pneus.

De que maneira o uso de nossos geotêxteis afeta o ambiente, em termos concretos? Queríamos saber mais sobre isso e chegamos ao fundo da questão "logisticamente". Afinal, já sabemos há muito tempo que o desgaste dos pneus é responsável pela produção da maior parte dos microplásticos do mundo, que acabam não só na água, mas também no corpo humano. Nossos produtos ajudam a reduzir significativamente esta situação.

Nossa comparação se baseia em 4.500 m2 de aterro e dois métodos construtivos: um com liner de argila convencional e o outro com impermeabilização feita por meio dos geocompostos bentoníticos (GCLs) Tektoseal® Clay da HUESKER.

Vamos dar uma olhada nos resultados: precisávamos de apenas uma viagem de caminhão para transportar nossos geocompostos, que economizam espaço, enquanto foram necessárias 203 viagens para transportar o material convencional! Este fato representa uma economia de tempo de construção, evitando ruídos, consumo de energia e de recursos, além de emissões de CO2 – como o nosso gráfico ilustra claramente.

Impermeabilização com GCLs

Impermeabilização com argila convencional

Vantagens dos geosompotos bentoníticos, em termos de emissões

Embora as emissões de CO2 possam ainda parecer abstratas para muitas pessoas, os baixos custos de transporte para entrega demonstram a vantagem das geogrelhas. O transporte do material convencional gera 94% mais CO2. Sem mencionar o CO2 gerado pelo uso intenso de máquinas durante a pavimentação, que é consideravelmente menor com o uso de GCL.

Contudo, se observarmos o resultado de perto, devemos levar em conta um problema que é extremamente pequeno e que, justamente por isso, é muito importante:

 

Menos viagens = menos desgaste dos pneus = menos microplásticos

O fato é que a abrasão dos pneus dos automóveis é a principal fonte de microplásticos liberados no meio ambiente. As mais de 200 viagens de caminhão (com 25 km cada) gerariam 17 kg de microplásticos, comprovando que todos os parâmetros devem ser incorporados para chegar a um equilíbrio ambiental significativo.

Atenciosamente, Rony

Rony
Engenharia de aplicações