Ícone de letraÍcone do FacebookÍcone do LinkedInÍcone YouTube
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Martin nos fala

Diminuindo o desperdício na produção
 

Ciclo de resíduos de fios e tecidos
Infelizmente, sempre haverá resíduos - como fios e restos de tecido - gerados durante a produção de têxteis em nossas máquinas de tecelagem. Embora o planejamento eficiente e as configurações adequadas das máquinas reduzam o desperdício, não podemos evitá-lo completamente. Para garantir que os resíduos não acabem em aterros sanitários, assumimos a tarefa e a responsabilidade de utilizar esses resíduos de maneira consciente. Os resíduos que não conseguimos utilizar são matérias-primas valiosas e podem ser introduzidos na economia circular e no ciclo de reprocessamento para poupar recursos.

Lixo para nós - útil e valioso para outros
Aparas, restos de fios após trocas de bobinas, restos de tecido após trocas de produtos, ou durante a produção de amostras em laboratório - infelizmente, o desperdício é inevitável. No entanto, esses fios, aparas de tecidos e resíduos de bobinas vazias contêm matérias-primas valiosas, como PET, PVA, PP e aramida. Com estas matérias-primas e fibras de alta qualidade, novos produtos podem ser criados por meio da reciclagem e do reprocessamento. Para isso, trabalhamos em parceiria com Altex, Barnet Davy e a oficina Haus Hall.

Coletar, separar, classificar, reutilizar
Durante a produção, as bordas do tecido são cortadas no sistema de extração Raschelei, extraídas e coletadas em um recipiente reutilizável (anteriormente, usávamos caixas de papelão).
Entregamos os restos de fios nas bobinas para a oficina Haus Hall, que faz a reciclagem e a separação. Os funcionários retiram os restos de fio das bobinas e colocam o fio separado em caixas. Conseguimos reciclar parte das bobinas vazias. Os restos de fios são classificados e enviados para a Altex ou para a Barnet Davy.

Todos saem ganhando
Quando enchemos 44 caixas, organizamos a coleta gratuita e alternada, em nossa empresa ou na Haus Hall. Para isso, preparamos a nota de remessa, incluindo o peso líquido calculado. Ao realizar a coleta, 44 caixas vazias são enviadas pela Altex, tornando o sistema de armazenamento ainda mais eficiente. As empresas de reciclagem têxtil Altex (https://www.altex.de/) e Barnet Davy processam os materiais, que voltam ao mercado como fleece, que também pode ser reciclado como material de isolamento, por exemplo.

Melhoria contínua - otimização em busca de sustentabilidade
Até poucos anos atrás, os restos de fios e tecidos ainda eram recolhidos em caixas de papelão, que eram armazenadas em prateleiras. Assim que as prateleiras ficavam cheias, as caixas eram transportadas por uma transportadora até a empresa de reciclagem, onde eram descartadas. Os resíduos eram problemáticos, assim como o fato de que as caixas não podiam ser empilhadas. Havia problemas de espaço no armazém e era difícil planejar os prazos de entrega. Além disso, era a HUESKER que financiava os custos do transporte. Logo percebemos que poderíamos fazer melhor!

“Caixas teladas em vez de caixas de papelão – maiores benefícios, menos desperdício!

Por isso, nos reunimos com a equipe da Vorwerk & Raschelei, analisamos os problemas, nos encontramos com nossos parceiros e com os envolvidos e elaboramos uma solução ideal para todos: caixas de tela reutilizáveis. No início foi um desafio adquirir gaiolas adequadas, mas graças à boa comunicação, finalmente encontramos um modelo funcional. As gaiolas são fornecidas gratuitamente pela Altex e as caixas cheias são posteriormente recolhidas por eles, também gratuitamente.

Vantagens para todos
O que parecia uma pequena mudança acabou por ser uma melhoria significativa em termos de volume! Poupamos mais de 15 mil euros por ano em custos de embalagem e transporte.
Outra vantagem: maior eficiência no processo de enxágue, graças às caixas reutilizáveis ​​nos sistemas de extração! Aumentamos em mais de trinta por cento a capacidade de enchimento nas caixas - assim, ampliamos o tempo de funcionamento das máquinas e diminuímos o esforço dos operadores.

Estou muito feliz com um sistema de circuito fechado tão bem sucedido, pois todos os envolvidos se beneficiam com ele. As oportunidades de melhoria precisam ser vistas, debatidades e adotadas! Também foi ótimo ver como as discussões e a coordenação geraram muito apoio e feedback positivo!

Chegar ao topo da montanha sozinho é possível, mas como equipe é muito mais fácil. Muitas mãos tornam o trabalho mais leve!

Atenciosamente, Martin

Martin
Mercadorias recebidas