Ícone de letraÍcone do FacebookÍcone do LinkedInÍcone YouTube
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Eduardo nos fala

Orla Sem Lixo

"Orla Sem Lixo" é um slogan e uma meta de performance. Em parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com municípios afetados e com a HUESKER Brasil, soluções inovadoras foram desenvolvidas para garantir que o lixo flutuante acabe na rede, ou melhor, na geogrelha.

A Baía de Guanabara é uma das regiões costeiras mais importantes do Brasil, com vista para o Pão de Açúcar. Uma área densamente povoada, onde vive boa parte da população do Rio de Janeiro, geralmente em situação de vulnerabilidade social. Muitas pessoas dependem da pesca para seu sustento, mas essa é uma tarefa cada vez mais difícil, já que montanhas de lixo tornam a pesca quase impossível.

80 toneladas de lixo por dia — um grande desafio

Trazida pelos rios desde o interior do estado, grandes volumes de lixo chegam diariamente à Baía de Guanabara. Principalmente os plásticos, que se encontram em diversos estágios de decomposição e são responsáveis ​​por inúmeros danos socioambientais:

  • O lixo atrapalha a pesca e a prática de esportes aquáticos.
  • Impede o desenvolvimento saudável do litoral como região de lazer e férias.
  • Representa um perigo para o tráfego marítimo e aéreo, pois atrai pássaros.
  • Afeta o crescimento e a saúde de mangezais, com efeito prejudicial sobre a flora e a fauna marinhas.

É chegado o momento de combater esse terrível impacto ambiental e de lançar o projeto "Orla Sem Lixo".

A técnica certa para capturar o lixo flutuante

Na busca por uma solução eficaz para o problema do lixo, o Centro de Pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro recorreu à HUESKER Brasil logo após a criação do projeto. O principal objetivo da cooperação era desenvolver um sistema que, acoplado a bóias, garantisse tanto a amostragem como a "pesca" em grande escala de resíduos flutuantes. O desafio foi muito grande, já que vários fatores foram levados em consideração durante a instalação dos sistemas flutuantes. Por exemplo, pontos de passagem para as embarcações do projeto, permitindo a fácil remoção dos resíduos flutuantes. As mudanças nos ventos, ondas, marés e correntes também foram levadas em conta, contribuindo para desenvolver um sistema inspirado pela natureza e toda a sua força.

Geogrelhas como barreiras flutuantes

Como empresa sustentável, também nos preocupamos em garantir uma orla sem lixo na Baía de Guanabara. Por isso, doamos as geogrelhas HUESKER para a construção dos sistemas. Mas nosso apoio não parou por aí. Com paixão e conhecimento, nossa equipe de engenharia e pesquisa trabalhou para adaptar e otimizar os dispositivos utilizados ao longo do projeto. A conquista foi enorme: diversas barreiras flutuantes, cada uma com mais de 200 metros de comprimento, foram construídas com geogrelhas HUESKER e instaladas na orla marítima.

Juntos chegamos ao oceano

Uma ação desta magnitude só funciona quando todos se unem. Por esta razão, as comunidades locais também estiveram envolvidas na concepção do projeto. Municípios, autoridades públicas e instituições privadas foram mobilizadas e participaram do projeto como parceiras empenhadas, a fim de dar vida nova ao litoral e ao mar degradado. Cada tonelada de lixo conta: a região da Baía de Guanabara registrou um sucesso visível e mensurável. É claro que continuaremos com o projeto "Orla Sem Lixo" — por um meio ambiente mais sustentável e com melhores condições de vida numa das regiões mais lindas do mundo.

Outras informações

Atenciosamente, Eduardo

Eduardo
Departamento técnico