Ícone de letraÍcone do FacebookÍcone do LinkedInÍcone YouTube
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Joris nos fala

Reprocessamento de matérias-primas valiosas

Nossos materiais são sustentáveis ​​e duráveis, mas tudo tem seu fim. Então surge a pergunta: o que acontece com os nossos produtos quando eles não são mais necessários e acabam virando resíduos?

Olhar visionário

A HUESKER fabrica produtos a partir de matérias-primas recicladas. Estes produtos fazem parte da nossa linha "Eco". Somos conhecidos pela alta qualidade de nossos produtos e não seria diferente com esta linha sustentável. Os requisitos de qualidade são os mesmos dos produtos feitos a partir das matérias-primas originais ou novas. Entramos na vanguarda do mundo dos geotêxteis sustentáveis, mas ainda temos muito pela frente.

Nem todos os resíduos são iguais

As técnicas de gestão de resíduos na Holanda estão evoluindo rapidamente. As técnicas de separação estão cada vez melhores, mas a recuperação e reutilização de geotêxteis usados ​​é complexa e demorada. Com isso em vista, a HUESKER estabeleceu a meta de que esse processo passaria a ser inteiramente realizado por nós, de maneira otimizada com a colaboração dos nossos parceiros da cadeia de produção, estruturando um ciclo completo de economia circular para os nossos geotêxteis de alta qualidade. No nosso processo não há mais espaço para desperdícios e a natureza não precisa pagar a nossa conta. Essa medidas minimizam o consumo de recursos naturais e evitam que matérias-primas valiosas acabem em aterros ou incineradores ou, pior, sejam descartadas no meio ambiente.

Pensando agora no amanhã

A vida útil dos nossos geotêxteis é muito longa e por terem um alto nível de resistência e durabilidade, os materiais podem ser utilizados durante cerca de 100 anos. Mas em algum momento esse tempo chegará ao fim. A HUESKER pensa no futuro e queremos que a fase de descarte (desmontagem - transporte - tratamento de resíduos - destinação) seja o mais sustentável possível.

Retribuir ao País: recuperação de geotêxteis usados

Por sermos líderes na fabricação de geotêxteis, demos o primeiro passo e expandimos os nossos serviços para incluir a coleta desses materiais usados. Atualmente, na maioria dos casos, os têxteis técnicos são incinerados pois possuem um elevado valor calorífico, sendo utilizados como combustível derivado de resíduos. Acontece que esses têxteis são formados por matérias-primas de elevada qualidade como o PP, PET ou PVA, cuja dureza, durabilidade e rigidez são notáveis. Nós queremos devolver esses materiais à economia circular. Com esse objetivo em mente, desenvolvemos um conceito de descarte e estamos trabalhando em parceria com uma empresa de reciclagem que irá receber nossos geossintéticos feitos de tecido PP, os quais serão coletados e transportados por nós. Essa é a garantia de que nossos materiais serão corretamente processados, separados e limpos, e então transformados em matérias-primas de alta qualidade e novos produtos (por exemplo, lixeiras). Nós enxergamos esses resíduos como matérias-primas que abrem um leque de novas possibilidades. A coleta e reciclagem de geotêxteis é um importante passo no caminho da conservação e proteção dos recursos do nosso planeta!

Produção
  • Uso eficiente de materiais
  • Reciclagem de resíduos
  • Evitando embalagens plásticas
Projetos de construção
  • Escolha dos melhores materiais
  • Uso de recursos locais
  • Redução do uso de aço e concreto
Instalação
  • Recomendações de instalação
  • Evitando resíduos
  • Descarte de embalagens e resíduos
Uso
  • Orientações para construtores/projetistas
  • Troca de têxteis
  • Pesquisa para prevenção
Descarte/Reciclagem
  • Recuperação de produtos removidos
  • Fornecimento de reciclagem térmica
  • Reciclagem
Design de produtos
  • Produtos duráveis e de alta qualidade
  • Fios reciclados
  • Matérias-primas biodegradáveis

Todo começo é difícil

Ainda estamos começando e não é fácil encontrar parceiros que reconheçam sua responsabilidade e que estejam dispostos a escolher o caminho da reciclagem. Queremos que a quantidade de resíduos provenientes da coleta de geotêxteis cresça. Nosso desafio é otimizar esse processo, por isso o incentivo para cada parte está diretamente relacionado com a quantidade de material devolvido. Nosso desafio é coletar o maior volume possível de geotêxteis usados para contribuir com a melhoria deste processo.

Estamos no caminho certo

Fico feliz que este conceito seja (ou venha a ser) o mais valioso da indústria geotêxtil. Certamente chegaremos a um ponto em que, por um lado, a disponibilidade de novas matérias-primas (especialmente à base de petróleo) se tornará um verdadeiro desafio e, por outro lado, sua obtenção será excessivamente custosa ao meio ambiente. O desenvolvimento de uma economia circular abrirá o caminho para um futuro em que as matérias-primas utilizadas serão extraídas de fontes alternativas.

Atenciosamente, Joris

Joris
Diretor Geral HUESKER Synthetic – BeNeLux
>