Ícone de letraÍcone do FacebookÍcone do LinkedInÍcone YouTube
HUESKER Ltda.
Av. Dr. Sebastião Henrique C. Pontes, 8000 Galpão E
CEP 12.238-365 São José dos Campos - SP
Brasil
Fábia nos fala

Um "balanço hídrico"
sem garrafas PET

Com o nosso projeto EcoHábitos, conseguimos provar que mesmo padrões de comportamento arraigados podem ser transformados em comportamentos sustentáveis por meio de persuasão, por meio de uma campanha que chame a atenção e contando com cada um de nossos colaboradores.

 

A Campanha EcoHábitos pode ser definida como "comportamentos ambientalmente conscientes". O mais importante é que ela leva em consideração um uso ponderado e inteligente dos nossos recursos. Acreditamos que todos deveriam demonstrar um pouco mais de responsabilidade nesta área. Afinal, a prevenção da geração de resíduos e a conservação de recursos começam com as pequenas coisas – na nossa empresa, com uma garrafa plástica de água.

O problema: 800 garrafas plásticas por mês (nem sempre vazias)

Nossos colaboradores têm acesso livre e gratuito a água potável fresca e refrigerada e isso nunca vai mudar. O problema é que as garrafas disponíveis são PET de 550 ml e elas estavam sendo retiradas da geladeira sem hesitação, e muitas vezes apenas consumidas pela metade. Isso resultou em um consumo mensal de pelo menos 800 garrafas e um custo equivalente a 750 euros (R$ 4.000,00). A geração de resíduos era o nosso principal problema. Já passou da hora de agir, e de agir com sabedoria. Não é muito fácil mudar padrões de comportamento arraigados de um dia para o outro, por isso assumimos a nossa tarefa de educar cada um dos nossos colaboradores sobre o uso responsável da água e do plástico. O trabalho educativo foi extenso e como resultado obtivemos a compreensão de todos em relação ao desperdício, os resíduos plásticos resultantes e os custos para a empresa.

Nossa campanha: Dos filtros de água às camisetas

Em setembro de 2019 comemoramos o “Dia da Mudança” com uma pequena cerimônia que nos reuniu com um objetivo e em que cada colaborador recebeu sua própria garrafa de água personalizada. Instalamos filtros de 20 litros com água potável natural e gelada em vários pontos para que os colaboradores pudessem reabastecer suas garrafas a qualquer momento. As garrafas PET já não fazem mais sentido e queremos que as pessoas vejam isso. Por isso, temos um canal de TV interno e o nosso grupo de Whatsapp. Por um tempo o lema "EcoHábitos" foi o papel de parede dos computadores da empresa, e às sextas-feiras usávamos orgulhosamente nossa camiseta da campanha. Essas ações fortaleceram nosso senso de união e continuam nos impactando até hoje, principalmente porque nosso departamento de marketing fez um excelente trabalho e comunicou regularmente os resultados do nosso novo "balanço hídrico".

 

 

O nosso histórico de resultados é impressionante: conseguimos reduzir o desperdício em 60% e os custos em 40%. Estamos orgulhosos disso, mas não vamos nos acomodar. O próximo item já está na pauta: o consumo de papel.

Saindo da zona de conforto

Tivemos um insight ao longo de nossa campanha interna que foi incoporado: para mudar hábitos no longo prazo, é preciso sair da zona de conforto. Isso só vai funcionar com muitas conversas sobre como fazer o bem para o meio ambiente e para a comunidade.

Atenciosamente, Fábia

Fábia
Marketing