

Filtrar em vez de impermeabilizar e armazenar: Nas escavações técnicas, a HUESKER usa a precipitação e geocompostos ativos inovadores para melhorar a qualidade dos solos contaminados. Uma solução natural e sustentável - também para as gerações futuras.
Nos últimos anos, o grupo poluente das substâncias perfluoroalquiladas (PFAS) vem ganhando cada vez mais destaque. O principal problema é que as substâncias se espalham pelo ar, chegam ao lençol freático e podem representar um risco à saúde. As PFAS também são detectadas em locais que já foram usados pela indústria, pelo setor de aviação ou militar. Áreas abandonadas à espera de ocupação.
O que fazer com o solo contaminado?
O desenvolvimento imobiliário em áreas contaminadas representa um grande desafio econômico e ecológico para os donos de terrenos degradados. Poucos aterros sanitários aceitam o material contaminado e cobram preços elevados por sua disposição. Para além da sua capacidade de carga, o solo é um bom material de construção, que se torna cada vez mais escasso. Na Alemanha, o material pode ser utilizado, por exemplo, em estruturas técnicas como infraestruturas ou paredes de proteção acústica. Contudo, essas superfícies precisam ser protegidas com uma membrana de impermeabilização adequada, para evitar a fuga de poluentes. Portanto, esse é um método de construção arriscado, já que os poluentes permanecem para sempre no solo do "micro-aterro" e o problema é transmitido às gerações futuras.
Um piso sem PFAS
Uma boa alternativa é o Tektoseal Active. A inovadora manta filtra os poluentes e é instalada por baixo da estrutura técnica. A natureza cuida do resto. Sempre que chove, a água lava os poluentes da matriz do solo e os carrega até a manta filtrante, onde ficam permanentemente presos. Essa é uma solução sustentável e vantajosa para todos: a água filtrada pode fluir, enquanto os poluentes são capturados pela manta permeável, de maneira natural e sem necessidade de transportar os resíduos. Os PFAS são capturadas pelo filtro – de forma rápida, segura e eficiente. O precioso material de construção é preservado e, ao mesmo tempo, não prejudica o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, evitar o aterro de solos contaminados elimina a necessidade de longas rotas de transporte – evitando a produção de CO2 e microplásticos.
Pensando juntos no futuro
Com a ajuda de nossa equipe de especialistas, operadores de aeroportos e aterros, universidades e laboratórios, nosso produto está pronto para o mercado e, assim, uma nova tecnologia está disponível na caixa de ferramentas das construtoras. O Tektoseal Active é um produto funcional que agora precisa ser apresentado de maneira consistente aos líderes e tomadores de decisão. A cada novo projeto, coletamos mais dados importantes para comprovar a eficiência do produto.
Contudo, temos de pensar ainda mais longe: para proteger o meio ambiente, a indústria deve agir e encontrar alternativas para seus produtos, de modo a eliminar completamente as PFAS. Quando mudarmos as causas — e não apenas os sintomas — poderemos finalmente aliviar o peso que recai sobre a natureza e as gerações futuras.
Atenciosamente, Stefan